28 de setembro de 2010

Aventuras no Exterior - Parte 2

Dando continuidade aos primeiro post da série, hoje vou escrever um pouquinho sobre o atendimento médico e a assistência à população que temos aqui... pedido da amiga Je!
Já começo dizendo que sem dúvida é muito mais organizado que no Brasil, FATO.

ATENDIMENTO MÉDICO

O órgão que cuida da saúde pública aqui é o NHS - National Health Service.
O NHS foi criado em 1948 e atualmente é um dos maiores e mais eficientes serviços de saúde pública do MUNDO.
E de fato, funciona muito bem, tudo é muito bem elaborado, a começar pelas consultas.

Clinicas - Ao chegar aqui, você se registra na Surgery (Clínica) mais próxima da sua residência e ganha um número no NHS, isso é regra. Quando você se cadastra eles verificam através do seu código postal se é possível eles te aceitarem naquela clínica, tudo isso pra não sobrecarregá-las. Você é registrado na clínica e vinculado a um determinado médico, o seu GP (General Practitioner - Clínico Geral) e quando precisa de algo, é esse médico que você vê; é como se fosse um médico de família. O fato de você estar vinculado a este médico não quer dizer que você não possa se consultar com outro. Dentre todos os clínicos gerais que atendem nas clínicas, há especialistas como pediatras, ginecologistas, dermatologistas, etc... mas... para se consultar com um especialista de verdade, é necessário que você passe por esse clínico geral e se ele achar que deve, te encaminha pro especialista.

Hospitais - Antes de falar do atendimento em hospitais, vou só fazer um comentário: pra conseguir um exame ou consulta que você queira fazer, é preciso exagerar. Explico por quê. Como em todo lugar tem gente que exagera na dose de visitas ao médico, eles só solicitam exames e encaminham para o especialista quando é REALMENTE necessário (na opinião deles). Eu sempre faço assim, exagero um pouco, porque aí encaminham e fazem exames e me certifico de que está tudo bem (principalmente quando é em relação ao filhote); sempre digo que a febre já dura mais de 3 dias, ultrapassou 40º, que teve vômito, diarréia, etc...
Bem, agora voltando ao tópico...
No hospital é tudo muito bem organizado. Cada paciente registrado na NHS tem um número no hospital onde é atendido. Se você precisa fazer algum exame ou cirurgia, a própria Clínica onde você é antendido encaminha seus dados para o hospital e lá eles organizam tudo. Data para exame, exame pré e pós operatório, cirurgia ou até mesmo uma simples consulta com um especialista. Quando tudo está organizado, o hospital encaminha uma carta para a sua residência com todos os detalhes (data, horário, médico, setor) e se for o caso também encaminham todos os detalhes sobre o exame. Caso você não possa comparecer na data marcada, há um número criado especialmente para que você ligue e solicite a alteração, assim o processo se repete e uma nova cartinha chega à sua residência. Você não precisa fazer nada!

Atendimento à Gestante e Mamãe - Quando a mulher descobre que está grávida, através do exame de urina (sim, aqui não fazem o exame de sangue, então se você fizer o exame de farmácia e der positivo, é bem capaz que esteja grávida mesmo), a clínica te encaminha para as Midwives que são enfermeiras/parteiras que te acompanham durante toda a gravidez. Ver o médico é esporádico, só para rotina e se houver algo de errado durante a gravidez. Cada gestante recebe um livrinho que vai conter todos os detalhes dos exames pré-natais e tudo o que aconteceu com durante a gravidez. Esse livrinho é entregue no hospital e lá eles completam as informações com tudo o que aconteceu durante a internação e o parto, inclusive os dados do bebê. Essa ficha fica arquivada para posterior consulta, caso a paciente tenha outras gestações. Assim que a mulher engravida, recebe um cartão* (Maternity Exemption) que a isenta de consultas no dentista e dá direito a qualquer remédio receitado a ela, GRATUITAMENTE - a validade do cartão expira assim que o bebê completa 1 ano.

* há também outros casos em que o paciente recebe o cartão e não paga nada pelos remédios receitados.

Farmácias - Os remédios receitados por médicos que atendem pelo NHS são tabelados em apenas um preço, Custam £7.20 (R$19,45). A receita fica retida na farmácia e no caso de você ter que continuar tomando, é só solicitar ao médico uma receita repetida. O médico providencia e a receita é disponibilizada na recepção da clínica onde você é atendido. Se o médico achar que você não precisa mais tomar aquele remédio, não refaz a receita e a clínica entra em contato com você.
Os remédios são prescritos e entregues a você na quantidade exata que você tem de tomar. Por exemplo, você precisa tomar um antibiótico 3 vezes ao dia, durante 1 semana. Você só receberá 21 comprimidos. Remédios genéricos como analgésicos, antitérmicos, xaropes e vitaminas são vendidos no mercado, mas há restrição quanto à quantidade que pode ser comprada por cliente.

Ah! Toda criança até os 16 anos de idade tem direito a medicação e atendimento odontológico GRATUITO!

ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO


Existe um órgão onde voluntários trabalham para prestar assistência à população, chamado Citizens Advice Bureau (Escritório de Aconselhamento aos Cidadãos).
Neste escritório os cidadãos podem solicitar informações sobre diversos assuntos, como por exemplo dívidas, benefícios oferecidos pelo Governo, residências (compra e venda, aluguel e casas oferecidas pelo Governo), trabalhistas, direitos do consumidor, relacionamentos, problemas familiares, saúde, educação, discriminação, imigração e legislação.

O atendimento é feito por pessoas especializadas (advogados, pscicólogos e especialistas nas áreas) que fazem uma entrevista, coletam dados e realizam uma pesquisa para responder às dúvidas do cidadão. As informações são impressas e entregues ao cidadão caso ele queira. Nem sempre você terá resposta imediata às suas questões. Muitas vezes é necessário que o atendente realize uma pesquisa mais complexa e porteriormente entre em contato para esclarecer todas as suas dúvidas. E como todo e qualquer serviço gratuito, há também aqueles atendentes que não têm vontade de ajudar a resolver o seu problema (é, aqui também tem disso); estes fazem uma pesquisa medíocre e te entregam pouquíssimas informações, o que provavelmente torne necessário seu retorno ao escritório para novamente solicitar informações. Se isso acontecer, torça ou faça uma reza bem brava pra que o atendimento não seja feito pela mesma pessoa.
O atendimento, aliás, me lembra muito o Brasil; é feito por ordem de chegada (não entregam senha, o povo que está lá esperando é que se organiza - ao menos na cidade onde moro é assim) e há um limite de pessoas a serem atendidas por dia, por isso se você quiser ser atendido chegue BEM CEDO! Um atendimento pode demorar de 40 minutos a 3 horas (ou mais), depende da complexidade do assunto. Enquanto isso o resto do povo toma chá de cadeira. E que chá!
O serviço é oferecido em toda a Inglaterra e também País de Gales.
Os escritórios oferecem também serviços de intérpretes para os imigrantes, caso seja necessário.

No texto relatei o pouco que conheço mas pra quem quiser maiores informações é só visitar o site da NHS e do Citizens Advice Bureau, que é repleto de informações. Se tiverem também alguma pergunta, não hesitem em fazer, espero conseguir responder!

8 comentários:

  1. Primeiro, obrigada pelo trabalhão por responder minha perguntei, que achei ser simples heheh.
    Nossa Bi que interessante a parte de saúde, toda a orma de atendimento e acompanhamento, sem contar os remédios e td mais... Realmente se recebe pelos impostos que se paga, coisas da terra da Rainha!
    Beso

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  2. Uau, estou impressionada!
    Primeiro pelo post gigante, claro e informativo. Adorei! Sempre é bom a gente saber um pouco mais sobre outros lugares.
    E segundo pelo sistema de saúde aí, eu achei fantástico! Que inveja!!!

    E Bi, me fala uma coisa, você não tem cidadania inglesa, tem? E você pode usufruir do sistema de saúde normalmente?
    E a pessoa tem que trabalhar pra ter acesso à saúde, ou qualquer um pode ir ao Surgery e se cadastrar?

    Beijo!

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  3. Que bom que gostaram, meninas!

    Je, eu também achei que seria simples, mas aí fui lembrando das coisas e o post foi ficando assim, gigante!

    Dani, então... esqueci de colocar no post, mas qualquer um que seja LEGALMENTE residente no Reino Unido tem direito ao atendimento gratuito pelo NHS, ou seja, se você for ilegal tá lascado! Eu não tenho cidadania inglesa, tenho a alemã e como integrante da União Européia é possível residir aqui e udufruir do sistema de saúde.

    É isso...
    Aceito dicas e dúvidas para um próximo post!

    Beijo nas duas...

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  4. Tenho que me cadastrar nisso! :-O

    Valeu pelas dicas Bi! =*

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  5. Sabe, aqui no Brasil o sistema é parecido, o problema é que desviam recursos e aí sem grana, nada funciona. Minha mãe usa direto o posto de saúde que "cobre" o CEP em que ela reside. Lá é uma unidade bem bonita, calma e com bons funcionários (médicos, atendentes e enfermeiras). Até dentista ela usa lá. Claro que se tiver que fazer algo muuuuito complexo é encaminhada, aí é que complica. Esses dias ela teve de fazer uma endoscopia e continou pelo SUS, mas o local só fazia com desativo bem leve, então ela não conseguiu fazer. Aí eu a convenci de fazer pelo plano de que tem (Unimed), disse a ela q. valia a pena pagar a coparticipação nesse caso, que não fizesse economia com essa coisas.

    O lance do remédio, bom, no postinho eles dão remédio, só não sei se tudo. Aqui perto de onde eu moro tem um postinho que também achei bem bom. Mas sabe... depende do bairro... afinal, eu e minha mãe moramos em bairros mais centrais e de classe B... e é B mesmo, pois as classes C e D já nos superam no quesito "poder de compra". hehehehe

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  6. É, Beirauti, mas esse esquema até que bom é só aqui em Curitiba, e realmente nos bairros melhores. Em São Paulo, por exemplo, é inviável.
    Minha sogra chegava a esperar 8 meses por uma consulta, e muitas vezes quando ia não conseguia ser atendida porque o médico faltou. Aí tinha que remarcar pra dali a mais 6-8 meses. Assim é difícil...

    Beijos!

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