17 de setembro de 2010

Curitibanidades...

Se você, leitor, não conhece Curitiba, prepare-se!
A cidade e seus habitantes são dotados de tantas peculiaridades que fica até difícil enumerar, mas tentarei retratá-las aqui, brevemente neste post...

Curitiba é uma cidade linda!
Tá certo que existem várias outras cidades no Brasil que são muito mais bonitas do que Curitiba, mas ela é especial.

Tudo começa pelo clima...
Que doido sairia de manhã carregando casacos e guarda-chuvas (se pudesse, e por quê não, levar a galocha)?
O Curitibano, ou melhor, Curitiboca...
Para morar em Curitiba é necessário que se esteja preparado para passar pelas quatro estações do ano em apenas um dia. Sol, chuva, calor, frio e vento. Quem diz que nunca passou por isso em Curitiba, é mentiroso nato!

E o povo então? Antipático?
Não. Eu não diria que Curitibano é antipático. Aliás, isso evoluiu muito desde a década de 90.
O Curitibano tem um jeito só seu, quieto e retraído de ser. Não gosta muito de conversar com pessoas estranhas, esboça muito disfarçadamente um sorriso se te conhece há algum tempo e dependendo da ocasião, é capaz de passar por você na rua e nem cumprimentar, isso se não atravessar pra não ser mesmo forçado a isso.
Mas não vou generalizar, é claro que pra toda regra existem as exceções!

As gírias e expressões utilizadas em Curitiba podem soar meio estranhas pra quem nunca ouviu...
Vocês aí sabem o que é vina?
Vou ter que abrir um parênteses aqui e contar um fato um tanto engraçado que ocorreu por causa dessa denominação.
Sou natural de São Paulo e aos 9 anos me mudei para Curitiba. Uma noite eu e minha mãe resolvemos ir até o carrinho de cachorro quente pra matar a fome. Chegando lá o "tiozinho" me pergunta: "Com quantas vinas?" e eis que respondo: "Vina? Não quero isso não, tio!" ... vocês não imaginam o ponto de interrogação que ficou na cara dele, mas... aos que não entenderam, explico:
Vina é salsicha, aquela de colocar no cachorro quente ou hot dog, como preferirem!
E penal então? Alguém ainda usa isso? (risos)
Curitbano chama o estojo onde se guarda lápis e canetas de penal, apesar de ninguém mais utilizar penas embebidas em tinta para escrever... ou alguém ainda faz isso?

Semáforo é sinaleiro...
Fusca é fuque...
Biscoito é bolacha...
Bexiga é balão...
Menino é piá...
Menina é guria...

Coisas que só Curitiba tem:

Ligeirinhos e Estações Tubo;
Largo da Ordem e sua "feirinha" aos domingos;
Muitos Parques (Barigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Jardim Botânico, Pedreira Paulo Leminski / Ópera de Arame, Passeio Público, Parque dos Tropeiros, tem ainda mais, mas não me lembrei para colocar aqui);
Lixo que Não é Lixo da Família Folha;
Feira Gastronômica Noturna;
Feirinhas da Praça Osório;
Natal no Palácio Avenida;
Rua 24 Horas (atualmente fechada, aguardando desesperadamente uma reforma);
Pepino Azedo na Folha de Parreira;
Festival de Teatro;
Alborghetti (in memorian) e
... o tão famoso Oil Man! Ah, vá! Esse merece até uma foto!

Pra quem não o conhece: esse 'maluco' anda pelas ruas de Curitiba assim mesmo. Semi-nu, sunga, óleo espalhado pelo corpo e empurrando a bicicleta. Pelo menos eu nunca o vi sobre ela! (risos)

Não sei exatamente o que me fez escrever esse post, talvez a saudade de casa, da família e dos grandes amigos que tenho nessa cidade ÚNICA que é Curitiba... e talvez também o tenha escrito pra todos aqueles que não gostam dos Curitibanos. De experiência própria digo que eles não são tão maus assim.
Como em todas as outras cidades, há coisas ruins também, mas só quem viveu ou vive em Curitiba é que explica a magia dessa cidade. Não é puxa-saquismo, é amor à cidade que pra mim foi berço, e amor a gente não explica, sente!

Ótimo final de semana pra vocês!
Até breve!

7 comentários:

  1. É, eu também sou paulista infiltrada em Curitiba, e gosto demais daqui! É uma cidade grande e pequena ao mesmo tempo.
    Mas o mais legal são as diferenças linguísticas. Por favor, visualize eu e maridão na reunião da escola da Nina e a professora diz: - Então, o que vocês acham, as crianças devem levar o penal pra casa ou deixar na escola?
    Fizemos cara de paisagem mas maridão cochichou: - Eles já vão estudar o código penal? Tão cedo?
    kkkkkk

    E acrescento ainda alguns termos à sua listinha:

    Mandioquinha = batata salsa
    Quadra = cancha
    Legal = massa
    Viaduto = trincheira

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Creio que o problema de dizerem que o curitibano é antipático é pela reserva que a maioria tem devido a origem. A questão é que tem muita gente de fora que gosta de pensar que o sei jeito de agir é o certo e ai saem os conflitos.
    Cada um tem sua maneira de ser e o respeito é o mais importante pra começar uma amizade, não é?Como vc disse a cidade tem lugares muito bonitos, eu gosto muito de ter nascido e viver aqui.
    Beso

    ResponderExcluir
  3. Bom Curitiba é o "day after". Eu gostava mais de Porto Alegre, mas aqui me conformei. só uma pena que tá virada em crack e prostituição... aliás... dados do IBGE apontam Curitiba como a cidade onde mais os jovens consomem qualque tipo de droga e também aumentou a criminalidade, mais que SP... ah, não posso deixar de falar que é a capital que mais polui o ar.
    Dados recentes... uma pena...
    Ah, lixo que não é lixo já tinha em POA pelo menos desde que eu fui morar lá... tinha 8 anos.

    ResponderExcluir
  4. Vim do norte do Paraná pra cá. Olha, demorei pra me acostumar, principalmente ao jeito das pessoas e ao clima. Hoje já concordo com as pesquisas que dizem que Curitiba é uma das melhores capitais para se viver.

    E viva o Oil Man! rs

    ResponderExcluir
  5. Adoro Curitiba!
    Tem um clima cult permanentemente. Os parques sào ótimos. Sempre tem eventos culturais.

    Só nào aguento o frio em pleno mês de outubro.

    ResponderExcluir
  6. AHHHHHH!!!! Curitiba, lugar lindo.
    Sou de SP mas atualmente moro no litoral, cidade chamada Caraguatatuba, um calor que faz vc suar como um porco velho o dia inteiro....friozão é bravo, mas esse calor que faz aqui...é de doer.
    Tenho planos de morar em Curitiba daqui uns 3 ou 4 anos, assim que terminar a faculdade de letras, e conseguir convencer minha esposa.....kkkk...não vejo a hora de estar aí.
    contatos: jorgefulber@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Não acho o Curitibano antipático, é reservado mesmo. Eu me acho bem simpática. :P

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!