15 de setembro de 2010

Cuidando do "meio" em que vivemos!

Quando engravidei me cadastrei em um monte de sites daqueles que te mandam boletins sobre o desenvolvimento da criança. Desde dentro do útero até, sei lá, os 5 anos de idade.
Tudo parece tão difícil quando vem a prática...
Educar não é tarefa fácil e menos ainda quando você quer conscientizar o seu filho a respeito do meio ambiente e sobre todas aquelas coisas que afetam o "funcionamento" do Planeta Terra.

Em um dos vários boletins que recebi, havia algumas dicas sobre coisinhas alternativas, e as repasso aqui para as mamães (e futuras mamães) de plantão!
A princípio pode parecer bem caro, mas lembre-se: nada é caro demais quando se trata da educação do SEU filho! E, é claro, há sempre a alternativa, isso envolve "fabricar" o próprio brinquedo ou fazer contatos com gente que o faça.

Dica 1 - Brinquedos recicláveis

Sabe aquelas caixas de papelão que você joga no lixo reciclável? Já pensou em reciclá-las você mesmo?
Elas podem se tornar divertidos brinquedos.
É possível transformar produtos do dia-a-dia, dando a eles um novo design, como por exemplo esses banquinhos em formato de crocodilo e centopéia, que são feitos de papelão.
São uma ótima idéia para ensinar às crianças sobre a reciclagem e reutilização de materiais!
Além desses banquinhos, você pode criar diversas peças, como por exemplo bichinhos em miniatura para encaixar e montar ou então uma mesa com formas para colorir, assim além de colorir a própria mesa, a criança também pode utilizá-la como suporte.
(Fonte: Jaya Design)




Dica 2 - Lembrancinhas de chá de bebê e aniversário


Essa é especialmente para as futuras mamães!

Toda futura mamãe que se preze, sonha em realizar o chá de bebê, não é?
Reunir as amigas para brincadeiras e um divertido bate-papo, além de ganhar aquele monte de mimos com cheirinho de bebê....
E as lembrancinhas?
Você mesma pode fazer, e é super fácil!
Latinhas, caixinhas ou trouxinhas com saquinhos de chá, são uma lembrança "fofa" e que pode sair em conta, se você mesma as confeccionar.

Além das lembrancinhas de chá de bebê, tem também as de aniversário da criança, que geralmente são de acordo com o tema que se escolheu para a festa. Mas, porque não inovar e oferecer uma lembrancinha que lembre as pessoas do quanto é importante se cuidar do meio ambiente?
Uma ótima idéia é dar de lembrança um "kit plantio" com o vasinho, sementes e a pázinha. Assim você pode ensinar o seu filho (e os filhos de suas amigas) a plantar e cuidar das plantinhas desde cedo!
(Fonte: Le Petit Vert)


Dica 3 - Brinquedos ecológicos
Não somos só nós, os adultos, que temos de pensar em preservar o meio ambiente e criar soluções para que os nossos pequenos vivam em um mundo melhor. As crianças devem viver isso já desde muito cedo, e quem melhor do que nós para transmitir isso a elas?

Brinquedos de plástico? NÃO!
Há muito tempo há diversos lugares que oferecem brinquedos de madeira. Mas madeira é ecológico? SIM, e respondo por quê:
A maioria dos fabricantes de brinquedos em madeira, utiliza a madeira de reflorestamento, de seringueiras cuja produção de látex se esgotou ou de bambu.
Tá certo que pra muitas crianças aqueles outros brinquedos tradicionais podem parecer muito mais divertidos, mas, se desde cedo já souberem do que se trata, darão muito mais valor!
Há inclusive brinquedos que demonstram a energia eólica, solar, bateria e a reutilização da água.

Obs: Para os moradores de Curitiba - há várias lojas aí que comercializam brinquedos educativos em madeira, se quiserem os endereços, escrevam que eu indico! =)

E por último, mas não menos importante, um ALERTA!

A Associação dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) recomenda que os pais prestem muita atenção nas informações que aparecem nas caixas de carrinhos, bonecas, jogos e outros brinquedos. A embalagem deve conter o selo do Inmetro, que atesta a qualidade do produto, a identificação do fabricante ou do importador e dados sobre a faixa etária. Em alguns casos, também devem ser incluídas algumas indicações, como o número de peças, a forma de montagem e se o item faz parte de alguma coleção. As orientações devem estar escritas em português e numa linguagem de fácil compreensão. (Fonte: www.bebe.com.br)


3 comentários:

  1. Nossa, quanto post.
    Fazia tempo que eu não passava aqui. Vou ter que ler um pouquinho por dia.
    Gostei das dicas de hoje.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Bom, muito bom!

    Eu sou totalmente adepta do faça-você-mesmo, acho super legal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse post tinha passado desapercecebido, nossa.
    Adorei as dicas..eu to tentando fazer várias coisas em casa...a questão é a habilidade manual..mas a prática leva a perfeição né?
    Beso

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!